Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
JubJovem junta 3 mil jovens em Fátima
05.09.2017
O Santuário de Fátima vai promover, a 9 e 10 de setembro, o Jubileu dos Jovens, «para celebrar o acontecimento e descobrir na mensagem de Fátima uma proposta de espiritualidade para os jovens do séc. XXI», informou o Santuário de Fátima, que adiantou à Família Cristã que estão mais de 3.000 jovens inscritos, mas que mais «poderão aparecer por iniciativa própria sem se inscreverem». Para além dos grupos provenientes de todas as dioceses, o Santuário informou ainda que estão inscritos «jovens de Espanha, Nicarágua e Singapura, que se inscreveram de forma isolada e vêm participar» no evento.

 
A iniciativa JubJovem é desenvolvida em parceria com o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil e envolve todos os secretariados diocesanos da pastoral juvenil e movimentos de juventude católicos, no âmbito da celebração do Centenário das Aparições, subordinado ao tema “O segredo da paz, o caminho do coração”.
 
O Pe. José Nuno, responsável do Departamento da Pastoral dos jovens do Santuário de Fátima, refere à Família Cristã que «a ideia deste jubileu é destacar na Mensagem de Fátima os elementos que ela propõe que são elementos importantes para uma espiritualidade dos jovens cristãos». «O primeiro objetivo é obrigar a esta procura de apresentar a Mensagem de Fátima com uma linguagem inteligível para os jovens de hoje, para que eles possam beber da mensagem a espiritualidade. A par disto, é também a oportunidade para mostrar o rosto jovem de Fátima, e a oportunidade de oferecer aos jovens a experiência de que em Fátima têm o seu lugar e que Fátima tem algo para lhes oferecer», refere o sacerdote.
 
Um dos pontos altos da iniciativa será o concerto de António Zambujo e Miguel Araújo, que compuseram temas «inéditos sobre a paz», segundo informou o Santuário, que irão ser tocados na noite de vigília de 9 para 10, no Festival da Paz. «Quer um quer outro alinharam de uma maneira empenhadíssima num projeto de um concerto que não tem a ver com os outros concertos. Estamos convictos de que isto vai ajudar a configurar a perceção que se tem de Fátima. Aqueles que apreciam os cantores olharão para Fátima com outros olhos, com mais atenção», espera o Pe. José Nuno.
 
Mas não é apenas o concerto que irá encher estes dois dias. O programa oficial inicia às 17h de sábado, dia 9, na Capelinha das Aparições. Às 18h, na Basílica da Santíssima Trindade, haverá um primeiro encontro com todos para refletir sobre a relação entre Maria e a paz, com a Ir. Maria Ângela Coelho, ASM., ex-postuladora da Causa de Canonização de Francisco e Jacinta.
 
A noite será de direta. «Começa pelas 21.30h, com o Rosário e a Procissão de velas. Depois será o Festival da Paz, que trará a Fátima António Zambujo e Miguel Araújo. A madrugada, após uma experiência forte de silêncio em caminho, para chegar à paz de coração, concluirá, na Basílica da Santíssima Trindade, com novo encontro sobre a paz como dom e compromisso. O nascer do sol concluirá a direta», informou o Santuário em comunicado.
 
Às 10h de Domingo, os participantes reunir-se-ão no recinto de oração do Santuário «para participar no terço, na missa, no rito de envio do jubileu e na procissão do adeus, que culminará o JubJovem». A missa será presidida por D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima.

A organização sublinha que «esta peregrinação juvenil quer oferecer a cada participante a oportunidade de descobrir algo do segredo de si mesmo que ainda não conhece, e que só Deus lhe pode dizer, para alcançar a paz consigo mesmo e com todos à sua volta, na casa comum que partilhamos, o planeta», lembrando que «para aí chegar só há um caminho, o caminho do coração».



(informação atualizada às 18h39 com a indicação da participação internacional no evento e atualização do número de participantes, e atualizada dia 6 com a indicação de quem preside à missa)
Texto: Ricardo Perna
Foto: Ricardo Perna
Continuar a ler