Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
«Bíblia é livro extremamente perigoso», diz o Papa
12.07.2017
O Papa desafia os jovens a ler a Bíblia que diz ser o seu «inestimável tesouro». No prefácio à BÍBLIA JOVEM YOUCAT, Francisco confessa que a sua está muito velhinha e usada, mas recusa outra. «Viu as minhas alegrias, foi banhada pelas minhas lágrimas: é o meu inestimável tesouro. Vivo dela e por nada no mundo me desfaço dela.»

Hoje, ter uma Bíblia pode ser tão perigoso como ter armas, diz o Papa. «A Bíblia é um livro extremamente perigoso, de tal forma que em certos países quem possui uma Bíblia é tratado como se escondesse granadas no armário!», afirma. Francisco afirma que não se trata apenas de uma obra-prima literária ou de antigas e belas histórias, mas «com a Palavra de Deus, a luz veio ao mundo e nunca mais se apagou». Daí que incentive os jovens a não pôr a Bíblia numa prateleira a ganhar pó, pelo contrário. Ela deve ser usada «para ser levada na mão, para ser lida frequentemente, a cada dia, quer sozinho, quer acompanhado».
 
As três sugestões do Papa:
  1. «De facto, vocês praticam desporto em grupo, vão ao centro comercial acompanhados; porque não ler juntos, em grupos de dois, três ou quatro, a Bíblia?»
  2. «Talvez ao ar livre, imersos na natureza, no bosque, à beira-mar, de noite à luz das velas... fariam uma experiência forte e envolvente. Ou talvez tenham medo de parecer ridículos diante dos outros?»
  3. «A Palavra de Deus não pode ser lida com “uma vista de olhos”! Antes, perguntem-se: «O que diz este texto ao meu coração? Deus fala-me através desta palavra? É possível que suscite anseios, a minha sede profunda? O que devo fazer?» 
 
O Papa chega mesmo a confidenciar como reza com a sua velhinha Bíblia. Lê e fica a deixar-se olhar por Deus. «Não sou eu que olho para Ele, mas é Ele que olha para mim: Deus está realmente ali, presente. Assim que me deixo observar por Ele e escuto – e não é um certo sentimentalismo –, percebo no mais profundo do meu ser aquilo que o Senhor me diz.»

Por se sentir «filho próximo do seu pai», o Papa Francisco desafia os jovens a fazerem a mesma experiência e a lerem a Bíblia.
BÍBLIA JOVEM YOUCAT já se encontra disponível em Portugal. A obra faz parte da coleção YOUCAT e foi preparada, durante três anos, por uma equipa de biblistas, doutores em Sagradas Escrituras, membros da Comissão Teológica Internacional da Santa Sé e professores do Pontifício Instituto Bíblico de Roma.A acompanhar os livros bíblicos há uma breve introdução, frases de grandes santos e pensadores da Humanidade e ilustrações.
 
Texto: Cláudia Sebastião
Continuar a ler