Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
Quase 386 mil bebés nascem hoje
01.01.2018
Em Portugal, o primeiro bebé do ano nos hospitais é alvo de muita atenção. Mas, neste dia 1 de janeiro de 2018, deverão nascer 213 bebés neste país. A estimativa é do World Data Lab que prevê o nascimento de quase 386 mil crianças (385 793) neste dia. O país com mais nascimentos deverá ser a Índia com quase 70 mil (69 070).



Mas a vida das crianças é muito diferente consoante o país onde vive. Quem nasce em Portugal, em 2018, tem uma esperança média de vida de 82 anos. Quem nasce na Somália apenas 57.

Outra informação relevante divulgada pela UNICEF é o número de crianças que morrem nas primeiras 24 horas. Em 2016, 2600 bebés não chegaram ao segundo dia e quase dois milhões não chegaram às duas semanas de vida. Em todo o mundo, «2,6 milhões de crianças morreram durante o primeiro mês após o nascimento. Mais de 80 por cento destas mortes de recém-nascidos ocorreram devido a causas preveníveis ou tratáveis», afirma a organização.
 


Beatriz Imperatori, Diretora Executiva da UNICEF Portugal, afirma em comunicado que «a resolução de Ano Novo da UNICEF é ajudar todas as crianças a viverem mais do que uma hora, mais do que um dia, mais do que um mês – mais do que mera sobrevivência». Esta responsável pediu «a todos os governos e aos nossos parceiros que se juntem a esta luta para salvar as vidas de milhões de crianças».
 
A UNICEF prevê lançar em fevereiro, a campanha mundial Every Child Alive com o objetivo de fornecer serviços e cuidados de saúde a todas as mães e recém-nascidos. Nos planos está o fornecimento de água limpa e eletricidade a unidades de saúde, «a presença de pessoal de saúde qualificado durante o nascimento, a desinfeção do cordão umbilical, o aleitamento materno na primeira hora após o nascimento e contato pele a pele entre a mãe e filho».
Texto: Cláudia Sebastião
Fotos: UNICEF
Continuar a ler